sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

HISTÓRIA LOCAL


Fazer a história de uma localidade ou região implica recuperar memórias disseminadas por um conjunto de vestígios onde o espaço e as sociedades se inscrevem.
O interesse pela história local teve grande popularidade, no século XIX, com as “monografias locais”, que registavam os principais factos históricos das localidades, biografavam os seus mais ilustres autóctones e registavam os usos e costumes tradicionais e inventariavam os ditados, as receitas medicinais ou gastronómicas, as formas variadas de literatura oral.Face à diversidade dos temas possíveis de abordar, em consonância com a trajectória da vida das comunidades, a investigação é complexa, exigindo que se percorram arquivos, bibliotecas, museus, etc., ou seja todos os locais onde a memória da presença humana se encontra preservada.Antes mesmo de se procurar um documento de arquivo, e a fim de se obter uma visão de conjunto e se gizarem os contornos do estudo que se pretende fazer, importa conhecer, desde logo, a bibliografia já publicada sobre a localidade ou região, recorrendo, em primeira instância, a obras de índole geral, tais como enciclopédias e dicionários.De entre
outras, consideramos de uma enorme utilidade as seguintes obras de síntese e de referência:
Bibliografia corográfica de Portugal. Lisboa: Biblioteca Popular de Lisboa, 1962-1975.
COSTA, Américo - Dicionário corográfico de Portugal Continental e Insular: hidrográfico, histórico, orográfico, biográfico, arqueológico, heráldico, etimológico. Porto: Livraria Civilização, 1929-1949. 12 v.
COSTA, Padre António Carvalho da - Corografia portuguesa e descripçam topográfica. Braga: Typographia de Domingos Gonçalves Gouvea, 1868.
Dicionário de História de Portugal. Dir. de Joel Serrão. Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1961-1971. 5 v.
LEAL, Augusto Soares d´Azevedo Barbosa de Pinho - Portugal Antigo e Moderno. Lisboa: Livraria Ed. Matos Moreira, 1873-1890. 12 v.
LIMA, João Baptista de - Terras Portuguesas. Póvoa do Varzim, 1931. 8 v.
RODRIGUES, Guilherme; PEREIRA, João Manuel Esteves - Portugal: dicionário histórico, chorográfico, biographico, bibliographico, heraldico, numismatico e artístico. Lisboa: João Romano Torres e Cª,1904-1915. 7 v.
VASCONCELOS, José Leite de - Etnografia Portuguesa
: tentame de sistematização. Lisboa: Imprensa Nacional, 1933-1975. 6 v.
Dever-se-á, em seguida, procurar a bibliografia especializada, destacando-se as monografias de história local.A identificação de documentos de arquivo exige que a investigação se processe em vários fundos. A Torre do Tombo dispõe de um instrumento indispensável ao investigador, que simultaneamente lhe permite a selecção dos fundos arquivísticos e o orienta no acesso aos documentos, através da indicação dos respectivos ID (Instrumentos de Descrição). Trata-se do Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo.
Retirado da Torre do Tombo Arquvo Nacional

1 comentário:

  1. Histórias e Lendas de Portugal é um tema interessante e inesgotável.
    Só na Torre do Tombo, haverá monografias para encher uma biblioteca.
    Nos próximos tempos não te vai faltar trabalho…

    ResponderEliminar