domingo, 15 de agosto de 2010

Folclore turco

A cultura na Turquia iniciou uma marcada transição desde a cultura islâmica, durante o período do Império Otomano, para a cultura ocidental a partir das transformações impulsionadas por Kemal Atatürk.
A ocidentalização dos costumes da população faz-se evidente e especialmente nas grandes cidades como Istambul e Ancara. Conquanto a maioria da população professa a fé do Islão, esta é considerada como "moderada", em referência a outras populações de maioria muçulmana.
A maior parte da população considera-se a si mesma como europeia. A diáspora de cidadãos turcos na Europa, tem contribuído a estender a cultura da Turquia através desse continente. Esta tendência é principalmente marcada na Alemanha]] onde habitam quase 3 milhões de turcos, alguns dos quais se abriram um espaço destacado na cultura de dito país. Tal é o caso do cineasta, Fatih Akin. Também é famoso no continente e em várias partes do mundo o intérprete de música pop, Tarkan.

A variopinta música folclórica turca, procedente das estepes asiáticas— origem geográfica do povo turco—, contrasta com a refinada música turca clássica do Corte do Império Otomano ou com a música militar de sua em mais profundidade. Quanto às tradições musicais se referir, a música popular turca é variada e de uma riqueza cultural notável, quiçá devido à dispersão geográfica—e portanto uma espantosa assimilação cultural— deste povo no curso da história. Até faz pouco, a música folclórica não foi registada, e deste modo as tradições têm sido conservadas ao longo da história pelos Aşıklar (trovadores), que de povo em povo mantinham viva a memória musical deste povo. Afastada do registo musical da música tradicional turca encontra-se a música otomana militar, interpretada nas campanhas do exército otomano lá onde combateu e que hoje em dia pode ser escutada graças ao Mehter takımı (Banda Jenízara) em cidades de Turquia como Istambul. Esta tem sua origem assim mesmo na Ásia Central, e se utilizam para sua interpretação timbales, clarinetes, címbalos e platillos bem como sinos. O som inolvidável que domina a música mística dos Derviches Giróvagos ou Mevleviler é a flauta de cana ou ney, e pode ser ouvido em Konya durante o festival em honra ao famoso místico sufí Mevlana (S. XIII) Dezembro

Pt.wikilingue.com/es/Cultura_de_Turquia

Sem comentários:

Enviar um comentário