domingo, 29 de agosto de 2010

GIL VICENTE


GIL VICENTE

Nasceu em 1465? E morreu em 1536? e é considerado o primeiro grande dramaturgo português, além de poeta de renome. Foi ourives, autor da Custódia de Belém, mestre da balança, e mestre de retórica do rei D. Manuel. Enquanto homem de teatro, parece ter também desempenhado as tarefas de músico, actor e encenador. É considerado, de uma forma geral, o pai do teatro português, ou mesmo do teatro ibérico já que também escreveu em castelhano - partilhando a paternidade da dramaturgia espanhola com Juan del Encina.
A obra vicentina é tida como reflexo da mudança dos tempos e da passagem da Idade Média para o Renascentismo. Foi, o principal representante da literatura renascentista portuguesa, anterior a Camões, incorporando elementos populares na sua escrita que influenciou, por sua vez, a cultura popular portuguesa.

Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gil_Vicente

VIDA

São vários os locais onde se diz que nasceu Gil Vicente, entre eles se encontram: Guimarães, Barcelos e as Beiras. Das Beiras não se diz qual. Minha Avó paterna contava-me a história de um tal Gil Vicente que em tempos antigos (minha avó nasceu em 1878) terá vivido em Miranda do Corvo. Muito jovem terá passado o seu tempo de lazer a namoriscar as raparigas da Lousã. Convivia com Lavradores e gente do Povo.
Não me parece por aquilo que me lembro da história, que fosse homem rico, mas, sim filho de comerciantes (seu pai seria ferreiro ou ourives?) terá sido com ele que aprendeu a arte de moldar os metais com tal mestria? Não esqueçamos que Mestre Gil era ourives e a ele se deve toda a beleza da célebre custódia de Belém.
Minha Avó também dizia que a certa altura, o povo da sua época, (Gil Vicente) falava dele a viver em Lisboa, que escrevia e fazia teatro. Essas lembranças foram-se perdendo no tempo. Hoje ninguém delas fala. Não sei se na data que se diz que ele nasceu 1465? Miranda do Corvo tinha registos de nascimentos. Minha Avó não dizia que ele lá tinha nascido, mas, que lá tinha vivido. A verdade é que o apelido Vicente é frequente por aquelas bandas.
Na sua peça; Auto da Romagem dos Desagravados fala de um camponês da serra da Lousã, que se desloca a Lisboa com sua filha Geralda onde encontram Frei paço (de aparência pouco respeitável para um frade) e que ainda por cima quer seduzir a jovem, ela e seu pai, respondem-lhe à letra levando a melhor. O camponês e sua filha eram mais espertos e inteligentes que o pobre do frade

O povo de Guimarães orgulha-se da hipótese de Gil Vicente lá ter nascido. Ainda se diz que nasceu em Lisboa. Eu como Beirã, da Beira Litoral orgulho-me de ele ser Beirão. Não esqueço a história da minha Avó.

Carminda Neves, 29 de Agosto de 2010



DADOS BIOGRÁFICOS


Casou duas vezes e teve 5 filhos, 2 com a 1.ª mulher e 3 com a 2.ª.
O seu primeiro trabalho conhecido, é peça em castelhano Monólogo do Vaqueiro, sendo esta representação considerada como o marco de partida da história do teatro português. Gil Vicente, além de ter escrito peças, também as encenou e representou. Dona Leonor tornou-se a sua grande protectora nos anos seguintes. Terminou a sua obra-prima como ourives a Custódia de Belém – feita para o Mosteiro dos Jerónimos, em 1506, produzida com o primeiro ouro vindo de Moçambique. Em 1511 é nomeado vassalo de El-Rei e, um ano depois, sabe-se que era representante da bandeira dos ourives na “Casa dos Vinte e Quatro”. Em 1513, o mestre da balança da Casa da Moeda, também de nome de Gil Vicente (se é o mesmo ou não, como já se disse, não se sabe), foi eleito pelos outros mestres para os representar junto à vereação de Lisboa.Morreu em lugar desconhecido, talvez em 1536 porque é a partir desta data que se deixa de encontrar qualquer referência ao seu nome nos documentos da época, além de ter deixado de escrever a partir desta data.


Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gil_Vicente

Sem comentários:

Enviar um comentário