sábado, 28 de agosto de 2010

Rui Veloso

Rui Manuel Gaudêncio Veloso (Lisboa, 30 de Julho de 1957) é um cantor, compositor e guitarrista português, embora nascido em Lisboa, mudou-se para o Porto com apenas três semanas. Considerado por muitos como o Pai do Rock Português, movimento musical surgido no início da década de 80, foi como intérprete de blues que começou a sua carreira numa banda de garagem chamada Magara Blues.Toca harmónica desde os 6 anos. Diz-se apreciador de B.B. King e Eric Clapton, entre outros nomes consagrados. Actuou por duas vezes com o primeiro no Coliseu do Porto e no de Lisboa, em concertos aplaudidos pela crítica. É reconhecido internacionalmente como o mais autêntico bluesman português.
A sua obra é notável e foi já reconhecida pelo Estado Português na figura do então Presidente da República, o Dr. Mário Soares, que lhe atribuiu a Grã-Cruz da Ordem do Infante.É responsável por muitas das canções que fazem parte das lembranças de cada português como Chico Fininho, Porto Sentido, Não Há Estrelas No Céu, Sei de Uma Camponesa, A Paixão (Segundo Nicolau da Viola), Porto Covo, entre tantos outros êxitos.
Integrou o agrupamento Rio Grande, em 1996, formado por Tim (Xutos & Pontapés), João Gil (Ala dos Namorados), Jorge Palma e Vitorino, num estilo de música popular com influências alentejanas que alcançou uma considerável popularidade, gravando dois CDs: originais em 1996 e ao vivo em 1998.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rui Veloso é um dos cantores que eu mais gosto. É Português, tal como eu. mas, se o não fosse gostaria dele da mesma forma, não que eu entenda alguma coisa de música. As suas canções (letra e música) parecem-me melodiosas,simples,belas,romanticas e únicas. Está neste blog sobre História e lendas porque pertence á nossa Hitória e será um dia uma lenda, Já o é parece-me!

Carminda Neves, 28 de Agosto de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário