terça-feira, 7 de junho de 2011

TENTÚGAL NA FESTA DA SEGURANÇA SOCIAL EM COIMBRA DIA3-6-2011

TENTÚGAL

OS SEUS DOCES CONVENTUAIS E AS SUAS CANÇÕES TRADICIONAIS PORTUGUESAS

Designa-se por doçaria conventual os doces confeccionados nos conventos, caracterizados por serem, na sua maioria, compostos por grandes quantidades de açúcar e gemas de ovos.
A origem da doçaria conventual em Portugal terá origem no século XV. Terá sido neste período que o açúcar entrou na tradição gastronómica dos conventos. O principal adoçante até esta altura era o mel, sendo o açúcar um ingrediente vulgar. Com a colonização da Ilha da Madeira, o açúcar recebe uma atenção especial, sendo cultivada a cana-de-açúcar.
A lista de doces conventuais é extensa e abrange todas as regiões de Portugal. Saliente-se, ainda, que a confecção de um determinado doce pode variar consoante a região, e o convento de origem. Alguns exemplos: leite-creme, pudim, barriga-de-freira, rabanadas, ovos-moles, trouxas-de-ovos, fios de ovos, arroz-doce, toucinho-do-céu.

BEIRA LITORAL

Beira Litoral é uma antiga província (ou região natural) portuguesa, formalmente instituída por uma reforma administrativa havida em 1936. O seu território correspondia na sua maior parte ao da antiga Província do Douro desaparecida no século XIX.
As províncias de 1936, no entanto, praticamente nunca tiveram qualquer atribuição prática, e desapareceram do vocabulário administrativo (ainda que não do vocabulário quotidiano dos portugueses) com a entrada em vigor da Constituição de 1976.
Fazia fronteira a Norte com o Douro Litoral, a Este com a Beira Alta e a Beira Baixa, a Sudeste com o Ribatejo, a Sudoeste com a Estremadura e a Oeste com o Oceano Atlântico.
Era então constituída por 33 concelhos, integrando a maior parte dos distritos de Aveiro e Coimbra, metade do distrito de Leiria, e ainda um concelho do distrito de Santarém. Tinha a sua sede na cidade de Coimbra.
• Distrito de Aveiro: Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Arouca, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, São João da Madeira, Sever do Vouga, Vagos, Vale de Cambra.
• Distrito de Coimbra: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penacova, Penela, Poiares, Soure.
• Distrito de Leiria: Alvaiázere, Ancião, Batalha, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Pedrógão Grande, Pombal.
• Distrito de Santarém: Ourém.

Montemor-o-Velho

Montemor-o-Velho é uma vila portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e sub-região do Baixo Mondego, com cerca de 2 900 habitantes. Situa-se a uma altitude média de 5 m acima do nível médio do mar.
É sede de um município com 228,62 km² de área e 24 950 habitantes (2006), subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Cantanhede, a leste por Coimbra e por Condeixa-a-Nova, a sul por Soure e a oeste pela Figueira da Foz
Montemor-o-Velho é uma antiga vila cujos vestígios remontam à Pré-história, designadamente ao período Neolítico. Existem referências documentais ao seu castelo desde o século IX. Em 848, Ramiro I das Astúrias passou a dominar o castelo de Montemor, mas a reconquista definitiva do Mondego foi empreendida pelo Rei Fernando Magno de Leão, que entregou o castelo ao Conde Sesnando. Este castelo é bastante bonito de visitar, estando em bom estado de conservação. De lá se desfruta de uma bela vista sobre os arrozais do rio Mondego e restantes terrenos de cultivo.
A sua importância estratégica fez desta vila um pólo de atracção, tendo recebido o primeiro foral em 1212. Montemor foi ainda, durante séculos, terra de infantado, primeiro de D. Sancho e D. Teresa, depois de D. Afonso IV (1322), mas também de D. Pedro, Duque de Coimbra (1416). Em 1472, D. Afonso V faz Marquês de Montemor-o-Velho D. João de Portugal, mais tarde Duque de Bragança.

Tentúgal

Tentúgal é uma freguesia portuguesa do concelho de Montemor-o-Velho e paróquia da Diocese de Coimbra, com 34,48 km² de área e 2 275 habitantes (2001). Densidade: 66,0 hab/km².
Foi vila e sede de concelho até meados do século XIX.
Em Tentúgal foi criado um condado pelo rei D. João III, o Condado de Tentúgal.
Tentúgal é mais conhecida pelo famoso pastel de Tentúgal, doce tradicional de origem conventual.
Tentúgal não tem só os seus famosos pastéis, dos quais José Saramago dizia… cita: “Quando se come uma maravilha como esta deve-se por a mão a aparar para que nada se perca”
Tentúgal tem um passado Histórico muito rico que tenta não perder, ou que não fique no horizonte das nossas memórias, tem belos Monumentos, histórias de tempos difíceis, tem a sua música tradicional, que, pertence ao roteiro da Música Tradicional Portuguesa. Apresento um pequeno filme com uma bela canção da música tradicional Portuguesa: FUI AO MAR À LARANJA Pelo Grupo Folclórico da Casa do Povo de Tentúgal. Apresentada no Convívio da Segurança Social em Coimbra no dia 3-6-2011, onde também esteve presente a Universidade Apósenior de Coimbra.

Caminda   http://youtu.be/-GK-9QP6y4Y

Sem comentários:

Enviar um comentário