terça-feira, 12 de julho de 2011

Codex Calixtinus / Códice Calixtino



Códice Calixtino,
 NOTICIA                                                   

Desaparece o Códice Calixtino

O Códice Calixtino, uma das jóias da Catedral de Santiago de Compostela, desapareceu do Arquivo da catedral, onde se encontrava guardado sob restritas medidas de segurança devido ao seu valor incalculável.
A obra, composta por cinco livros e escrita no século XII pelo monge cluniacense Aymerico Picaud, recolhe a tradição das peregrinações que se realizam há séculos até Compostela e o conteúdo da famosa Rota Jacobina. Além disso, também relata os costumes dos peregrinos, os países, os milagres e os sermões do Apóstolo Santiago e outras referências.
A Polícia já foi informada do furto e iniciou uma investigação que se estende por toda a Espanha.

Fonte: Canal História

História
 
O Liber Sancti Jacobi, também referido como Códex Calixtinus ou Códice Calixtino (Santiago de Compostela, Arquivo da Catedral, s.n.), é um manuscrito iluminado de meados do século XII
O códice constitui-se numa colectânea de textos em latim reunidos em Compostela nos anos finais do arcebispado de Diego Gelmírez, que visava servir como promoção daquela Sé. Embora apresentado em sua origem como sendo da autoria do Papa Calixto II, na realidade foi redigido por vários autores no período entre 1130 e 1160 e caracteriza-se pelo correcto latim empregado e por seu elevado valor literário.
O exemplar mais antigo – conservado na Catedral de Compostela –, é datado entre 1150 e 1160, e constitui-se na cópia de um exemplar modelo. A cópia realizada pelo monge Arnaldo de Monte em 1173 é conhecida como "manuscrito de Ripoll" e conserva-se actualmente em Barcelona.
Parte do manuscrito foi traduzido para o galego no primeiro terço do século XV, onde ficou conhecido como "Milagres de Santiago"", e recolhe partes da "Historia Caroli Magni" e do Guia do Peregrino.
Foi impresso pela primeira vez em 1882, numa edição feita por Fidel Fita.
O códice sofreu intervenção de restauração em 1966, ocasião em que lhe foi reincorporado o Livro IV, que dele havia sido destacado em 1609.
O códice divide-se no total em cinco livros, e compõe-se 225 fólios a dupla face com as dimensões de 295 x 214 mm. Cada fólio contém, em geral, uma única coluna de 34 linhas

Livros


Livro I

O primeiro livro, sob o título "Anthologia litúrgica", compreende até ao fólio 139. É o mais extenso do códice, e possui carácter litúrgico. Consiste numa antologia das humílimas, cantos litúrgicos, cantos de peregrinos e de sermões em homenagem ao apóstolo Santiago que se celebravam na catedral de Santiago. O sermão "Veneranda deis", cerne do livro, mostra o sentido e a valorização da peregrinação a Santiago.

Livro II

O segundo livro, "De miraculi sancti Jacobi" ("Milagres de Santiago"), compreende do fólio 139 ao 155. É uma compilação de 22 milagres atribuídos a Santiago, ocorridos em diversas partes da Europa, em especial no percurso do Caminho de Santiago

Livro III

O terceiro livro, "Liber de translatione corporis sancti Jacobi ad Compostellam", compreende os fólios 156 ao 162. Nele se relata a evangelização do apóstolo Santiago na Hispânia e a transladação do seu corpo.

Livro IV

O quarto livro, "Historia Karoli Magni et Rothalandi", compreende os fólios 163 ao 191. Narra a história de Carlos Magno e de Rolando na Hispânia em um tom épico e fantástico. Conhecido como a "crónica pseudo-Turpin", por ter sido atribuída ao bispo Turpin de Reims, mostra um Carlos Magno descobridor da tumba do apóstolo Santiago e criador dos inícios da peregrinação a Compostela e da sua igreja.
Foi o livro mais difundido do Códice Calixtino, com mais de 250 cópias conhecidas na Idade Média em toda Europa e que serviu de inspiração a vários cantares de gesta feitos na França e Itália

Livro V

Ao quinto livro, "Iter pro peregrinis ad Compostellam", conhecido como Guia do Peregrino de Santiago de Compostela compreende os fólios 192 ao 213. Atribuído a Aymeric Picaud, autor de Parthenay-le-Vieux (Poitou), foi escrito entre os anos 1135 e 1140. O texto é um conjunto de conselhos práticos para os peregrinos, baseado no próprio percurso do autor, com os lugares onde descansar, qualidade das águas, as relíquias a venerar, as gentes e cidades do caminho ou os santuários a visitar antes de chegar à catedral de Santiago de Compostela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Julho de 2011
Carminda Neves



Sem comentários:

Enviar um comentário