quinta-feira, 5 de março de 2015

LENDA DE D. INÊS

UM POUCO DE HISTÓRIA
Em 24 de agosto teve lugar, na Sé de Lisboa, o casamento do Infante Pedro I de Portugal, herdeiro do trono português, com D. Constança Manuel, filha de D. João Manuel de Castela, príncipe de Vilhena e Escalona. D. Constança era uma mulher bonita e frágil, de quem teria sido fácil D. Pedro gostar e amar. Mas na sua comitiva vinha outra mulher que além de muito bela, tinha uma forte personalidade, e foi por esta, aia de D. Constança, D. Inês de Castro, que D. Pedro viria a apaixonar-se. Este romance começou a ser comentado e mal aceito, tanto pela corte como pelo povo.
D. Pedro e D. Inês tentaram disfarçar o amor que, sentiam um pelo outro, mas tornaram-se amantes ainda em vida de D. Constança, assim, em 1344, o rei mandou exilar D. Inês no castelo de Albuquerque, na fronteira castelhana, onde tinha sido criada por sua tia.
Em outubro do ano seguinte D. Constança morreu ao dar à luz o futuro rei, D. Fernando I de Portugal. Viúvo, D. Pedro, contra a vontade do pai, mandou D. Inês regressar do exílio e os dois passaram a viver juntos, o que provocou grande escândalo na corte, para enorme desgosto de El-Rei seu pai. Começou então uma desavença entre o Rei e o Infante.
O rei D. Afonso IV decidiu que a melhor solução seria matar a dama galega. A 7 de janeiro de 1355, o rei cedeu às pressões dos seus conselheiros e aproveitando a ausência de D. Pedro, numa excursão de caça, foi com Pêro Coelho, Álvaro Gonçalves, Diogo Lopes Pacheco e outros para executarem Inês de Castro em Santa Clara, conforme fora decidido em conselho. Segundo a lenda, as lágrimas derramadas no rio Mondego pela morte de Inês teriam criado a Fonte das Lágrimas da Quinta das Lágrimas, e algumas algas avermelhadas que ali crescem seriam o seu sangue derramado.
LENDA
Balada para Dona Inês
Por: José Cid
Chegou das terras de Espanha
Nobre dama de Castela
Na corte de Portugal
Diziam ser a mais bela
Seu nome ficou na história
Como símbolo de amor
Não mais tiveram perdão
Aqueles que a mataram
Dona Inês
Seus longos cabelos de ouro
Os olhos azuis mas morta
Sentada em trono real
Todos lhe beijam a mão
Seu nome ficou então
Como símbolo do amor
E um poeta trovador
A sua morte cantou

 FONTE: José Cid
             http://letras.mus.br/

Coimbra, Março 2015

Carminda Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário