terça-feira, 3 de março de 2015

TERRA DO LEITE E DO MEL


Quando o povo judeu cumprir todas as mitsvot da Torá, D’us concederá Sua generosa bênção para Sua terra. Nossos sábios nos contam várias histórias sobre este tema.
Um sábio, Rami ben Yechezkel certa vez visitou Bnei Brak. Estava andando por um campo, perto da cidade, quando notou três figueiras repletas de frutos doces e maduros. Estes caíram na terra, e estavam tão doces que o mel fluía deles. Neste exato momento, algumas cabras, que pastavam por perto vieram correndo, e comeram os figos que estavam no chão. Os úberes das cabras estavam tão cheios que o leite gotejou na terra, exatamente em cima do mel dos figos.
Rami ben Yechezkel ficou emocionado. "Veja" - gritou - "isto é exatamente o que Hashem nos prometeu - uma terra com abundância de leite e mel!"
Canaã é a antiga denominação da região correspondente à área do atual Estado de Israel (inclusive as Colinas de Golã), daFaixa de Gaza, da Cisjordânia, de parte da Jordânia (uma faixa na margem oriental do Rio Jordão), do Líbano e de parte daSíria (uma faixa junto ao Mar Mediterrâneo, na parte sul do litoral da Síria) (Números 34:1-15 e Deuteronômio 3:8).
A cidade canaanita de Ugarit foi redescoberta em 1928 e muito do conhecimento moderno sobre os cananeus advém das escavações arqueológicas naquela área. Ugarit era uma cidade-estado, anteriormente vista como uma cidade fenícia pelos historiadores. Esta certeza já não existe.1 A partir da descoberta naquelas ruínas do primeiro alfabeto que se tem notícia e da vasta literatura de Ugarit, descobriu-se que esta era de origem cananéia e foi vassala do Egito durante longo período, apesar de ter tido influência de vários povos, principalmente mesopotâmicos. Um de seus deuses foi Baal, muito citado na Bíblia.
Comparada aos desertos circundantes, a terra de Canaã era uma terra de fartura, onde havia uvas e outras frutas, azeitonas e mel, daí ter sido vista por Abraão - originário da região do actual Iraque - como a "terra prometida", "onde corre leite e mel".
Segundo a Bíblia, Canaã era a terra prometida por Deus ao seu povo, desde o chamado de Abrão (ou Abraão), que habitava a cidade caldéia de Ur, no sul da Mesopotâmia. De acordo com a tradição, Deus chamou Abrão e lhe ordenou que fosse para a terra chamada Canaã, o que teria motivado o longo êxodo dos hebreus, que teria durado muitas décadas, até que os descendentes de Abraão a alcançaram. Canaã passou então a ser por eles denominada terra de Israel.
 “terra que mana leite e mel” tem a ver com o leite que vinha das numerosas cabras que viviam na região desértica e se alimentam dos tufos de gramíneas que crescem entre e sobre os morros. O mel vem dos frutos: tâmara e figos, não têm a textura do mel, mas têm o gosto parecido com o mel de abelhas – ela experimentou. As tamareiras vegetam as regiões férteis. Nunca tinha ouvido esta explicação, mas foi a guia israelense quem a deu.
Fontes:
Talmud Bavli, Ketuvot 111b;

Talmud Yerushalmi, Pe‘a 7:3; Sifri, Parashat Haazinu.

Terra do Leite e do Mel - Tu Bishvat


Coimbra, março de2015
Carminda neves


Sem comentários:

Enviar um comentário