sexta-feira, 5 de junho de 2015

SINAIS DE LUZ

2015 ano internacional da luz
Existe desde os primeiros momentos da criação e tem estado sempre presente, não podia ser de outra forma. A luz e a vida são inseparáveis, mas a relação e a dependência entre uma e outra nem sempre foi percebido como algo intrínseco. Foi necessário esperar pelo século XX, para que a luz ocupasse lugar de destaque. Desde então que as invenções se atropelam, sucessivamente. E no entanto, aluz esteve sempre presente, o que mudou foi o nosso olhar.


Hoje, sabe-se que as células de um qualquer ser vivo obtêm e transformam energia, sendo conhecidos os processos bioenergéticos, como a fotossíntese, a fermentação, a respiração aeróbica ou a quimiossíntese. A luz que é energia é armazenada nas moléculas orgânicas que podem ser consumidas pelos vários seres vivos do ecossistema, incluindo o homem. Se a luz é a base do nosso equilíbrio biológico, essa mesma luz também pode ser um caminho para tratar o próprio organismo. É isso que a ciência tem feito.
                             
O laser, que afinal é uma sigla (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation),em português (Amplificação de luz por emissão estimulada de radiação) é o melhor exemplo de como um feixe de energia direcionado pode mudar tanto as nossas vidas. Em pouco mais de 50 anos, o laser e a fibra ótica abriram novos caminhos que vieram afetar o nosso dia -a- dia, como por exemplo as telecomunicações, que contam com a ajuda do fibra ótica para transportar os sinais de luz ou simplesmente as lâmpadas LED que começamos a usar lá em casa, mas, de entre todos os ganhos que esta “nova” luz trouxe à vida, foi na medicina que se escreveu o maior número se êxitos. É com o recurso à fibra ótica que hoje se faz um sem número de cirurgias e é graças ao laser que a medicina ficou menos invasiva e mais curativa. As várias especialidades médicas já não dispensam este feixe de luz.

Estamos rodeados de um “oceano” de luzes, mas os nossos olhos só estão aptos a captar uma pequeníssima parte, aquilo a que convencionámos chamar luz ou luz visível. O restante conjunto e que engloba todas as outras luzes “invisíveis”, combinou-se chamar radiação eletromagnética. São outras “luzes” ou radiações que têm vindo a ser usadas e adaptadas às novas tecnologias.

Na saúde, tudo começou com um raio X. a radiologia acabou por se tornar uma especialidade médica mas, num curto espaço de tempo, já não conseguia conter todas as capacidades e engenhos tecnológicos. Hoje, há uma nova especialidade médica que revela o modo de funcionamento do corpo, além de apresentar propostas terapêuticas mini invasivas, chama-se imagiologia.

A física continua a ser a grande aliada e enquanto permanecer esta coligação, as ciências da vida continuarão a escrever êxito e sucesso. Para trás ficaram grandes invenções ex: Newton (1687) Fresnel (1815) Einestein 1915 entre outros.


É este passado e o futuro que se planeia à volta da luz que a ONU/UNESCO querem comemorar durante todos os dias de 2015: ANO INTERNACIONAL DA LUZ.


FONTE: Revista “Olhares” CENTRO CIRURGICO DE COIMBRA.
              Desconheço o Autor

Coimbra, junho de 2015

Carminda Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário