sexta-feira, 3 de julho de 2015

AQUILES


Filho de Peleu, rei dos Mirmidões, e da deusa do mar Tétis, que o mergulhou no Estige para o tornar invulnerável. Como, porém, Tétis o segurava pelo calcanhar, ficou a ser o único ponto vulnerável do corpo de Aquiles.
  Aquiles é o herói principal da Ilíada, de Homero. Criado juntamente com Pátroclo, seu amigo de infância em Ftia, foi educado por Fénix e Quíron.
    Conduziu os Mirmidões em 50 barcos para Troia e durante os primeiros anos da guerra de troia distinguiu-se em feitos esplendorosos. Porém, quando Agamémnon, rei de Micenas, lhe roubou Briseida, a sua escrava favorita, Aquiles, nos calabouços, recusou-se a continuar a lutar, causando, assim, pesadas baixas aos gregos. Só voltou à guerra para matar Heitor, que havia morto o seu amigo Pátroclo.
    Aquiles aparece como herói em abundantes obras literárias. Para além da Ilíada e da Odisseia - onde é mostrada o destino de Aquiles após a sua morte - pode-se destacar, ainda, a tragédia Ifigénia em Áulide, de Eurípides, "imitada" mais tarde pelo dramaturgo francês Jean Racine (1674) e transformada em ópera pelo compositor alemão Christoph Willibald Gluck (1774), além das artes plásticas, onde podem ser encontradas, além das diversas pinturas de vasos e esculturas do próprio período da Antiguidade Clássica, telas de Rubens, Teniers, Ingres, Delacroix e muitos outros, que retratam as suas múltiplas façanhas.
    Na Ilíada prediz-se a sua morte às mãos e de Apolo, causada por uma seta envenenada que o atingiu no calcanhar.


 FONTE:KOOGAN LAROUSSE

Coimbra, julho de 2015
Carminda Neves
                  https://youtu.be/oLC-ORph2t8 

Sem comentários:

Enviar um comentário