segunda-feira, 31 de julho de 2017

Henrique de Borgonha, conde de Portucale

CONTINUA A DESENHAR-SE PORTUGAL

2ª POSTAGEM DA HISTÓRIA DE PORTUGAL

O primeiro Conde do Condado de Portucale, Henrique de Borgonha, é conhecido por ser o fundador da Monarquia Portuguesa por ser o pai do primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

Nasceu em Dijon, França em 1062 e morreu em Astorga em 1112.
De ascendência da família ducal de Borgonha, era filho de Henrique O Donzel e Beatriz ou Sibila de Barcelona.
Tinha dois irmãos duques, Odo I e Hugo I.
Estando no quarto lugar da linha de sucessão, Henrique de Borgonha decidiu alcançar a fortuna e os títulos através dos atos heróicos e sendo cruzado tomou partido na Guerra da Reconquista Cristã.
Imagem relacionada
HENRIQUE E D. TERESA
Nesse mesmo ano de 1096 o casal formado por D. Teresa e Henrique de Borgonha recebe com direitos de jure (para eles e para sua descendência) a designação de Condes do Condado de Portucale, Coimbra e Santarém, sendo este dependente do Reino de Leão e Castela e prestando vassalagem direita nesta corte.
Desta maneira ajudou ao Rei Afonso VI de Leão e Castela na conquista do Reino de Galiza, recebendo como prémio pelos serviços emprestados o casamento com a filha natural do Rei e de Ximena Nunes, D. Teresa de Leão, em 1093.
Nesse mesmo ano Henrique de Borgonha atravessa o rio Mondego e toma soberania em Santarém, Lisboa e Sintra, aumentando os domínios e territórios cristãos e do Rei Afonso VI.
Nos anos seguintes Henrique de Borgonha continuo participando nas cruzadas contra as invasões muçulmanas e expandindo os territórios do seu Condado.
Em 1095 já era senhor de Coimbra, o ano seguinte o foi de Braga.
Já em 1097 intitulava-se “comes portucalensis”, quer dizer que já começava a usar legalmente a herança das terras outorgadas pelo Rei. Enquanto o Rei D. Afonso VI esteve no poder e com vida, D. Henrique de Borgonha sempre demonstrou sua fidelidade e serviços. Deste modo, continuo defendendo o seu Rei nas batalhas contra os almorávidas em Malagón em 1100.
Continuando com suas funções de cavaleiro cruzado e vendo que na península a ocupação muçulmana estava sob controle, empreendeu novas expedições da Guerra Santa, desta vez na companhia de Geraldo de Braga com o objectivo de defender a Roma junto com o Papa.  O seus serviços para com a empresa cruzada o levariam até Oriente dentre os anos 1103 até 1105.
FONTE:

Henrique de Borgonha - Biografia de Henrique de Borgonha

www.historiadeportugal.info › Ilustres de Portuga

COIMBRA, JULHO DE 2017
CARMINDA NEVES



Sem comentários:

Enviar um comentário